#45 | Black Friday

Devido às mudanças ocorridas no cenário mundial, os índices de venda do ano passado já não são mais suficientes para montar a estratégia de Black Friday deste ano, que ocorrerá em meio a uma pandemia e à escalada do comércio eletrônico.


Segundo a pesquisa realizada pela empresa de tecnologia global Criteo, que entrevistou cerca de 13 mil consumidores e 14 mil varejistas em todo o mundo para identificar as novas tendências no comportamento do consumidor, 80% dos consumidores irão utilizar o e-commerce para aproveitar os descontos da Black Friday de 2020.


Esse levantamento ainda mostra que as compras no varejo online foram 30% maiores nas américas e 17% maiores em todo mundo durante as duas semanas de 15 a 28 de junho, em comparação com a média no período de 2 a 14 de fevereiro. Entre os brasileiros entrevistados, 80% afirmaram que continuarão comprando presentes por meio do e-commerce. Destes, 67% descobriram uma nova forma de comprar on-line que pretendem manter. Por outro lado, 27% continuarão comprando em lojas físicas durante o período de isolamento e desejam continuar.


Outra tendência observada pela pesquisa é a compra por meio de aplicativos. Segundo o relatório, houve um aumento de 13% nas transições em comparação com o período anterior as medidas de isolamento social. Desta forma, os brasileiros estão descobrindo novas lojas e formas de comprar, aumentando a diversidade de produtos que adquirem. Entre as principais tendências que surgiram durante a pandemia, estão os produtos fitness e os móveis para o home office.


Além disso, cerca de 53% dos entrevistados disseram que estão cozinhando mais em casa; 46% manterão a prática do home office; 39% estão lendo mais livros; e 50% continuarão se exercitando em casa. Esses novos hábitos indicam que as categorias de produtos com as vendas mais altas serão as mesmas que subiram no começo deste ano.


Algumas marcas já estão preparando promoções exclusivas para incentivar a compra dos seus produtos durante o Black Friday, que terá início no dia 27 de novembro. A fim de ajudar o cliente a se preparar melhor antes de ir às compras, evitando fraudes, o Procon disponibilizou uma lista com uma série de orientações como:


  • Antes de qualquer coisa, tenha uma lista dos itens que deseja comprar e calcule quanto do seu orçamento poderá disponibilizar em recursos;

  • Fique atento as políticas de entrega e acompanhe as modificações no valor do frete, pois, sendo muito alto, a promoção tende a não valer a pena;

  • Avalie as políticas de troca. Em caso de produtos danificados, se certifique de que você conseguirá comprovar os erros e tenha o direito da devolução em até 30 dias;

  • Confira se não há alteração no preço informado inicialmente até o pagamento.

Além disso, é aconselhável que você acesse a lista de sites não recomendados do Procon-SP para evitar fraudes. Aqui, deixarei uma série de direitos que deverão ser observados, principalmente neste período de Black Friday.

Arrependimento

Se a compra for realizada em uma loja física, você terá até 7 dias para devolver o produto em caso de arrependimento. Dessa forma, é possível trocá-lo ou ter o dinheiro de volta. A contabilidade do tempo é feita a partir da data de entrega do determinado item.

Direito à informação

Qualquer produto deve ter todas as informações corretas, claras e em língua portuguesa. Dessa forma, os consumidores conseguem saber mais sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem e possibilidades de risco.

Custo de compras parceladas

Todos os produtos devem sinalizar o preço à vista e também o valor em caso de parcelamento pelo cartão de crédito, dessa forma, o consumidor conseguirá monitorar as taxas, caso sejam aplicadas.

De qualquer forma, a pandemia global e o impacto econômico resultante dela criaram desafios para consumidores e marcas dentro de um mercado cada vez mais imprevisível. A Black Friday deste ano será única devido ao período de adaptação que todos nós passamos. Resta agora, nos prepararmos para aproveitá-la da melhor forma.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
222_edited.jpg
andre-emdireito-1170x1170.jpg